O modelo do sucesso

Nas nossas vidas, há uma série de coisas que por muito que nos esforcemos não conseguimos definir. São imensas! Uma delas, escolhida quase ao acaso, é o sucesso. Entendamos sucesso como êxito. O que significa tê-lo? O que é necessário para consegui-lo? Como atingi-lo?

É ter dinheiro? Quanto?

É ter boas notas na escola? O que são boas notas? Em que escola?

É ter amigos? O que é um amigo?

É ser influente? Como se consegue influência?

É ser reconhecido? Em quê? Por quem?

Tantas perguntas! Outras tantas respostas e tão diferentes seriam dadas por cada um de nós.

Não nos percamos. Há um modelo a aplicar – pelo menos neste rectângulo a que se chama Portugal. Bem, talvez se aplique igualmente em alguns outros países latinos!

O modelo é simples. Basta mostrar que se tem, aparentar que se sabe, parecer confiante e não ser sensível ao outro. É o modelo “construtor civil” (desculpem-me os poucos que não seguem este modelo – acredito que existam alguns!). Passeiam-se num dos vários carros topo de gama que têm na garagem, mesmo se nenhum está em seu nome. Têm várias casas, todas em nome da mulher (vivem juntos mas em muitos casos até se divorciaram porque dá jeito), dos filhos ou de um irmão mais burrinho. A casa onde vivem é da empresa (podem sempre vendê-la como nova se for um bom negócio). Não sabem o que é um compromisso. Datas e horas marcadas previamente não fazem qualquer sentido. Verdade e mentira são conceitos vagos – noções para os outros. Para eles, ajustam-se a cada situação consoante a conveniência. Apertar um parafuso ou qualquer outra actividade prática, por mais simples que seja, nem pensar – há-de haver quem o faça. Os exemplos abundam. Ficam alguns para ilustrar a ideia. E cuidado com as ilusões -nem todos são construtores. Para evitar confusões, talvez seja melhor chamar-lhe modelo “chico-esperto”.

Até quando “vamos” continuar a valorizar socialmente este modelo de sucesso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: