Ensinar programação a todos

Lia eu este artigo, com o título Why we should teach programming to all students, e fiquei a reflectir sobre algumas ideias apresentadas: que as ferramentas de que dispomos para as tecnologias actuais estão, ainda, num estado Neandertal; que há muito pouca gente com a formação adequada para construir software, e que de momento (talvez ainda durante décadas ou mesmo séculos), a construção de software passa essencialmente pela programação.

Com base nestas ideias, é defendido que a programação deve ser tratada pelo sistema de ensino como uma competência ao nível da matemática ou das ciências.

São ideias que já me tinham ocorrido antes, embora ainda não as tenha aprofundado o suficiente e não considero que tal possa ser feito, nem aqui, nem pelo post a que me refiro. Ainda assim, é um assunto que merece séria e aprofundada discussão. Basta pensarmos na omnipresença (ubiquidade em alguns casos) das tecnologias da informação e da comunicação e na cada vez maior dependência humana do softwareDe entre os muitos exemplos, talvez as profissões especializadas ou técnicas sejam o melhor. São cada vez mais as aplicações de software que incluem linguagens de programação e/ou de scripting embebidas, o que possibilita a expansão dessas ferramentas para fins não previstos na altura do seu desenvolvimento.

Exemplo disso são os processadores de texto ou as folhas de cálculo, software conhecido e utilizado por quase todos, como o Word e o Excel da Microsoft. Ambas recorrem a uma linguagem de programação integrada: o VBA – Visual Basic for Applications. Apesar das limitações, esta linguagem permite criar novos programas dentro do próprio programa. Com o conhecimento e a formação adequados, abrir-se-ia um novo horizonte de possibilidades para os utilizadores que, já hoje, somos todos nós.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: