Da natureza humana

ser_humanoO que move cada ser humano? E a humanidade, o que a move?

Estas são perguntas que todos farão pelo menos uma vez na vida – parece-me -, mas que muitos optam por afastar da mente pelo desconforto que lhes causará. Não deviam, parece-me também. É que ao fazê-lo estão a desistir de uma boa parte da vida. Exceptuando alguns casos, parte dos quais seguidores convictos de alguma religião, a maior parte está a ceder a um materialismo fácil ou ao que de mais primário e animalesco o ser humano tem. Que desperdício!

Olhemos à nossa volta, sendo que na sociedade dos nossos dias, o local de trabalho é o campo de mais fácil observação, quer pelo tempo que lá se passa quer pelas regras competitivas que o mercado vai impondo às relações humanas que se estabelecem.

Ao pensar nisso, surgiu-me uma alegoria que, à parte das falhas que naturalmente terá, parece resumir o comportamento de alguns seres humanos. Curiosamente, estes, são aqueles que mais nos chamam à atenção – talvez pelo cheiro! Desculpem-me alguma vulgaridade nos termos, mas nada como tornar a descrição simples: trata-se do mijo de cão.

Tal como os cães – nem todos, pois há-os com mais sofisticação -, gostam de deixar a sua marca por onde passam. É para marcar o território, dizem. Enfim, gostam de ver o nome escrito na parede ou sentir que lideram alguma coisa – qual projecto estalinista.

Esquecem-se, no entanto, que basta uma chuva ligeira para limpar o cheiro com que procuraram marcar cada esquina. É por isso que – parece-me – deviam voltar à pergunta: o que me move a mim e à humanidade?

É por isto, também, que continuo a achar, como escrevi aqui: o que faz falta é uma visão cósmica do mundo.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: