PTE dispara custos de energia

Que o acréscimo significativo de equipamentos tecnológicos nas escolas (aquelas que têm essa sorte) aumenta consideravelmente o consumo de energia, não é novidade. Já o ouvi de elementos da Parque Escolar e de empresas prestadoras de serviços. A Escola Secundária Serafim Leite confirma-o:

A direcção da Escola Secundária Serafim Leite, pioneira a completar o primeiro eixo do Plano Tecnológico da Educação (PTE), defende que o programa é de uma “eficácia extrema”, mas alerta para o aumento dos custos com energia.

Irene Guimarães, directora da escola, afirma que “a opinião geral, tanto de professores como de alunos, é a de que a utilização dos equipamentos instalados, nomeadamente os quadros interactivos e os computadores presentes nas salas de aula, foi uma mais-valia para o processo de ensino e aprendizagem“. Mas “se a nível pedagógico a implementação do PTE se revelou de uma eficácia extrema”, observa essa responsável, “já a nível da gestão de todo o sistema apareceram algumas situações que é necessário ter em conta no futuro”.

O caso mais evidente é o “acréscimo nos custos de utilização” dos novos equipamentos: “Havendo um videoprojector em cada sala e, em alturas de pico de horário, cerca de 400 computadores ligados em simultâneo, o consumo de energia eléctrica aumentou consideravelmente“.

Por outro lado, Irene Guimarães diz que “o aumento do número de utilizadores [dos novos recursos tecnológicos da escola] fez com que a manutenção dos equipamentos se tornasse mais lenta, visto que o número de solicitações também aumentou”. Apesar disso, a directora da Escola Secundária Serafim Leite garante: “Para a gestão pedagógica das turmas, a implementação de aplicações informáticas de registo das actividades veio facilitar o trabalho dos professores, em particular daqueles que exerceram a Directoria de Turma”.

No que se refere aos novos recursos no âmbito da segurança, como o sistema de videovigilância e os cartões electrónicos para identificação dos alunos e pagamento de despesas internas, Irene Guimarães também realça “a diminuição de casos de pequenos furtos, [uma vez que] a utilização do cartão magnético fez com que a circulação de dinheiro no interior da escola fosse reduzida”.

Para o novo ano lectivo, a principal recomendação da directora da Serafim Leite prende-se com os Centros de Formação: “Continua a ser urgente que ofereçam formação aos professores para o desenvolvimento de conteúdos a serem utilizados nos quadros interactivos, para que se possa explorar ao máximo as capacidades dos equipamentos”.

No ano lectivo de 2008/2009, a Escola Secundária Serafim Leite – a par da escola André Gouveia, em Évora – foi a primeira a concluir a fase inicial do Plano Tecnológico da Educação. Recebeu para o efeito um investimento de meio milhão de euros, parte do qual foi aplicada em equipamento tecnológico para as 44 salas de aulas da escola: 20 dessas salas passaram a ter quadros interactivos e 24 receberam videoprojectores.

Em cada uma dessas 44 salas há computadores com acesso à Internet – inclusive através de comunicação por voz (VoIP) – e também nos espaços exteriores é possível aceder à Web, uma vez que todo o recinto da escola é servido por uma rede sem fios.

O PTE permitiu também equipar a escola com um sistema de videovigilância de 16 câmaras e atribuir a cada aluno um cartão electrónico que funciona não só como meio de identificação, mas também como forma de pagamento na cantina, na reprografia e no bar. Para o ano lectivo de 2009/2010, que começa a 10 de Setembro, inscreveram-se até agora nesta escola 748 alunos nas aulas diurnas e 133 nas da noite.

Nada disto surpreende. Convenhamos que o PTE tem muitas coisas boas, só não percebo por que não se lembraram de instalar equipamentos de energias renováveis nas escolas. Sempre poupavam na factura da energia e estava bem integrado no Plano Tecnológico.

Será que o programa de painéis solares não é bom para as escolas?

Os logos das parcerias bancárias no “fundo da página” dão uma pista. Esta notícia dá outras!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: