Princípio da parcimónia

O princípio da parcimónia, também conhecido por navalha de Occam (“Occam’s razor”) ou, ainda, por “Princípio da Economia”, diz que a explicação mais simples costuma ser a correcta. Parece ser esta a explicação encontrada por Mário Crespo, neste artigo de opinião no JN, para a vinda de Hugo Chávez ao congresso do PS. Diz ele que é por razões pirotécnicas:

(…)

Como conduzir os trabalhos do mais importante órgão do partido, evitando que números do desemprego diariamente desactualizados não dominem as preocupações de militantes responsáveis? Como evitar que o desencanto dos estraga-festas desfigure com a realidade relatos mediáticos mais virtuais?

Com uma operação de choque e espanto de efeitos pirotécnicos, sob a forma de moções e diversões.

(…)

Ficamos por Chávez. Ninguém o convida na Europa e ele vem de certeza. Soares acha-lhe piada e as televisões vão andar sempre atrás dele”.

“Porreiro, pá. Mete aí na agenda um jogging na Cova da Moura e manda vir da Havanesa cinco caixas de Coronas que ele também ainda fuma”. 

(…)

Depois, para cobrir os problemas das escolas, da saúde, da justiça e da falta de Magalhães vamos lançar então a proposta do casamento gay.

(…)

E pronto. Inspirado pela presença de Chávez, o Congresso votará por unanimidade as 26 páginas da moção de José Sócrates.

(…)

Posto isto, só me resta penitenciar-me por ter complicado o que é simples. Ou então, pensando melhor, talvez não valha a pena penitenciar-me… talvez Mário Crespo só tenha acrescentado mais uma razão [tão óbvia que até chateia não a ter visto antes].

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: