O relatório da OCDE e a verdade

Já estou tão farto destas mentiras e da constante tentativa de manipulação da verdade que me inibo de comentar muitas coisas. Desta vez não me inibi. Vale a pena, pois nem sempre as ilustrações da estratégia utilizada pela máquina de propaganda são tão claras e evidentes.

Há dois dias que se percebeu que o dito relatório da OCDE não é da OCDE. O assunto foi hoje discutido no parlamento. Claro que, agora, toda a gente diz que nunca foi dito que o relatório era da OCDE.

Qual foi a imagem que se procurou passar? Qual foi a imagem que passou para a esmagadora maioria da população? Terá isto alguma coisa a ver com querer passar a ideia de que se é engenheiro sem ser? Terá isto alguma coisa a ver com entregar Magalhães e, de seguida, pedi-los de volta? Terá isto alguma coisa a ver com afirmar que o Magalhães é um computador totalmente português?

Felizmente há blogs. É que até nos desmentidos há mentira, quando se diz que nunca se afirmou que o relatório era da OCDE. Veja-se este post no Arrastão.

Para os crédulos que insistem, nesta caixa de comentários e nos blogues do costume, que o Governo nunca disse que o estudo era da OCDE, informação que chegou a constar no próprio site do PS (!), e que acham que as notícias acontecem por acaso, aqui segue o press release que o governo enviou para as redacções referindo o “estudo da OCDE” e a “avaliação feita pela OCDE”. Uma “conveniente” errata foi enviada, pelas 22 horas, onde deve ter encontrado dezenas de jornalistas que iriam cobrir um evento meia dúzia de horas depois… Os jornalistas podem não ter feito o trabalho todo, e é fácil acusar a imprensa pelo “engano”, mas as notícias não caem do céu aos trambolhões. Como resume o Vasco Barreto, este caso é um case study dos processos de propaganda do governo. Neste caso, de desinformação.

(Actualização)

Notícia do Público – felizmente ainda há alguma liberdade na imprensa para nos deixar respirar um pouco no meio de todo este clima bafiento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: