Que sou eu?

Diz José Saramago:

As perguntas: “Quem és?” ou “”Quem sou?” têm respostas fáceis: a pessoa conta a sua vida e assim se apresenta aos outros. A pergunta que não tem resposta formula-se de outra maneira: “Que sou eu?” Não “quem” mas “quê”. Aquele que fizer essa pergunta enfrenta-se com uma página em branco e o pior é que não será capaz de escrever uma palavra que seja.

Eu, por mim, não tenho “a resposta” mas vou tendo “respostas” e alguns fragmentos de dúvidas… Certamente mais que uma página em branco. Não é este o tipo de perguntas de que fujo. É das que procuro. As perguntas e, depois, as respostas.

E tu, queres partilhar?

2 Responses to Que sou eu?

  1. Sónia Duarte diz:

    Virgílio Ferreira permite ler em “Para sempre” que a maior parte de nós não chega a dizer sequer uma palavra…
    Há um poema de Álvaro de Campos (como muitos outros do mesmo heterónimo) que me serviria a mim de resposta:

    “Começo a conhecer-me. Não existo.
    Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
    ou metade desse intervalo, porque também há vida …
    Sou isso, enfim …
    Apague a luz, feche a porta e deixe de ter barulhos de chinelos no corredor.
    Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo.
    É um universo barato.”

  2. João Sá diz:

    Faz-me lembrar esta frase. Já não me lembro se a li/ouvi assim, parecida, ou se fui eu que a pensei (porque também sou esquecimento).

    Sou tão importante e tão grande como um planeta inteiro, e tão pequeno e insignificante como um grão de areia.

Deixe uma Resposta

