Liberdade de imprensa

Não tenho palavras. A notícia é do Correio da Manhã.

“Ainda por cima é a RTP a fazer isso”

A cena mostra até que ponto chegaram as relações entre a Comunicação Social e o Governo socialista. A ministra da Saúde, Ana Jorge, foi ao Centro Nacional de Cultura apresentar o plano de combate à sida nas escolas.

Como tem sido hábito neste Governo, o acontecimento tinha a pompa e a circunstância do costume. Acabada a cerimónia, com os inevitáveis discursos da praxe, Ana Jorge pôs-se à disposição dos jornalistas para responder a mais algumas questões sobre aquela matéria. Acontece que Ana Jorge não estava sozinha. Estava acompanhada de Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, que, como se sabe, tem andado na berlinda devido à guerra com os professores.

O jornalista da RTP aproveitou a ocasião e tentou naturalmente fazer uma pergunta a Maria de Lurdes Rodrigues sobre o assunto. Foi então que Ana Jorge saltou indignada com o comportamento do jornalista: ‘O quê? O senhor não sabe o que está combinado? Que hoje só se pode fazer perguntas sobre esta cerimónia e sobre o plano de combate à sida nas escolas? Ainda por cima é a RTP, a televisão pública, a fazer uma coisa destas. E, depois, logo à noite, não sai a reportagem.’ Assim vão a informação e o poder neste País. 

Só não percebo como é que é este senhor (António Ribeiro Ferreira) a escrever esta notícia, quatro dias depois disto.

(Actualização)

A ministra da saúde, Ana Jorge, está disposta a esclarecer o incidente. Mas ainda não o esclareceu…

Advertisements

Uma resposta a Liberdade de imprensa

  1. Sónia Duarte diz:

    Sobre a actualização deste “post”: acho que é grave que, depois da celeuma que os comentários da Ministra da Saúde geraram e depois de um pedido de esclarecimento sobre os mesmos por parte de um Partido político, Ana Jorge não deveria esperar por uma solicitação formal de esclarecimento em sede parlamentar. Uma explicação impõe-se e o Parlamento não é o único que lhe merece essa explicação; a preocupação primeira deveria ser para com os cidadãos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: