Afinal está tudo bem

Parece que podemos, ou podem – os deputados da Assembleia da República, ficar descansados. Segundo esta notícia do TEK, referindo o relatório:

(…) estudo conclui que “não há nenhuma situação de intrusão de confidencialidade” e que “o sistema informático é seguro e tem muitos garantismos“. 

Só quem não sabe (ou não quer saber), do ponto de vista técnico e de gestão de sistemas, como funciona um sistema de email é que pode ficar descansado. Eu fico, mas por outras razões!

Em primeiro lugar, a segurança (informática ou não), é um processo e não um fim. É impossível afirmar que um sistema informático é seguro. Apenas a título de exemplo, basta ser descoberta uma falha em algum programa (software) ou componente (o que acontece todos os dias) e lá cai a dita segurança por terra. Os deputados já pararam para se questionar porque razão os computadores deles fazem download e instalam actualizações?

Depois, quando um deputado afirma algo como:

“é uma vergonha que quando acedo ao meu webmail num órgão de soberania me apareça uma mensagem a dizer que estou a ir para uma ligação não segura”

Qualquer pessoa que perceba minimanente de informática, e saiba distinguir o que significa http de https, no mínimo, esboça um sorriso com esta afirmação.

Finalmente, temos a ética do gestor (ou equipa de gestão) de sistemas. Os servidores (de email também) têm de ser geridos e mantidos por alguém. O acesso (leitura dos emails, por exemplo) pelos gestores de sistemas, depende apenas da consciência e da ética de cada um. A única forma de garantir que isto não acontece é enviar o email encriptado ponto-a-ponto, isto é, desde o programa-cliente-de-email de quem envia até ao programa-cliente-de-email de quem recebe.

Muito mais há a dizer sobre segurança informática, e de email, mas fico-me por aqui.

Ahhh, o sorriso! Para não ser muito duro – pode ser paternalista.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: